Tecnologia da informação (conhecida também pela sigla TI), é uma área que utiliza a computação como um meio para produzir, transmitir, armazenar, acessar e usar diversas informações.
Como a tecnologia da informação pode abranger e ser usada em vários contextos, a sua definição pode ser bastante complexa e ampla. Porém, é utilizada para fazer o tratamento da informação, auxiliando o usuário a alcançar um determinado objetivo.
A Tecnologia da Informação pode ser dividida de acordo com as seguintes áreas:
Um profissional pode trabalhar nas diversas áreas da tecnologia da informação. Entre elas, a programação, banco de dados, suporte técnico, segurança da informação e testes de qualidades.
Nesta área, o profissional atua principalmente para manter e melhorar a segurança dos dados de uma instituição, seja pública ou privada, criando “barreiras” que resguardem a segurança dos equipamentos. Além de trabalhar com sistemas operacionais e servidores da empresa, evitando assim as tentativas de invasão.Caso haja uma invasão aos dados, este profissional também é o responsável por combater as ameaças e a elaboração de formas mais eficientes para que não ocorra novamente.
Esses são os profissionais que atuam na manutenção dos hardwares (equipamentos físicos), trabalhando em conserto de computadores, problemas com acessos a sistemas, entre outras questões que aparecem no cotidiano de uma empresa.Para trabalhar nesta área, é necessário entender a parte técnica da arquitetura de um computador.
O profissional da área de programação pode atuar em diversos campos, porque essa é uma das áreas mais abrangentes da tecnologia da informação e que mais se subdivide em outras áreas. Isso porque há várias linguagens diferentes da programação, podendo o profissional focar em apenas uma.Existe, por exemplo, a programação para banco de dados, para web, mobile e até mesmo jogos. Geralmente um profissional de TI que escolhe a área da programação precisa se especializar ainda mais em uma única linguagem
Esse profissional atua na verificação e análise de softwares e aplicativos antes mesmo que eles cheguem ao mercado ou cliente final de uma empresa.O profissional que atua com testes de qualidade faz a verificação da usabilidade de um aplicativo ou software para saber se seu funcionamento está como o prometido ou com o que a empresa espera que ele entregue.
Este profissional é o responsável por gerenciar todas as redes de comunicação que existem em uma empresa, seja seus computadores ou outros equipamentos, como impressoras e afins.É uma das áreas de TI que exige conhecimento técnico de hardware e software, já que este profissional lida com diariamente com a infraestrutura da empresa, a instalação e manutenção de sistemas da de local.
Por isso, geralmente o profissional dessa área tem muita experiência na área de TI em geral, entendendo um pouco de programação, suporte técnico e banco de dados para desempenhar a sua função de maneira eficaz.