Desse modo, alguns hackers, devido ao amplo conhecimento na área, aproveitam as suas competências para criar sistemas de invasão e ameaça para outros computadores, contas e demais conteúdos digitais
. É assim que surgem os ataques cibernéticos. São atentados que visam danificar ou destruir redes alheias. Na maioria das vezes, eles acontecem quando existe uma ou mais falhas de segurança no sistema utilizado.
Quando uma empresa sofre um ataque cibernético, diversos prejuízos podem estar envolvidos. Em primeiro lugar, pode haver a perda total do sistema, o que leva à exclusão de arquivos e demais dados importantes.
Além disso, outro potencial consequência negativa é o vazamento de informações, seja da própria empresa, de seus parceiros ou dos clientes. Esse, por sua vez, é ainda mais preocupante, tendo em vista a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o comprometimento da reputação do negócio.
Mais um fator prejudicial é a danificação dos equipamentos. Os ataques cibernéticos podem ser tão graves a ponto de afetarem o HD das máquinas, sendo necessário investir em novos dispositivos para a empresa.
A boa notícia é que existem diversas estratégias que podem ser utilizadas na prevenção de ataques cibernéticos. Para isso, investir em segurança da informação é fundamental. Contar com um firewall de qualidade ajuda a evitar a maior parte desses ataques.
Além disso, utilizar uma Virtual Private Network (VPN) oferece muito mais proteção à empresa. O treinamento da equipe também é importante para identificar com facilidade as ameaças e evitar acessos não autorizados.
Outras ações benéficas são evitar a conexão de dispositivos desconhecidos nos computadores da organização e apostar na cloud computing para ter um backup seguro de todos os dados.
Fonte:stefanini.com